domingo, 28 de outubro de 2012

15 dias sem TTM

     Essa semana aconteceu uma coisa que me marcou muito. Na quarta feira, um paciente meu (sou técnica em enfermagem numa clínica de hemodiálise) estava se sentindo muito mal, e precisou de diversos cuidados durante a sessão do tratamento. No final, ele veio se despedir de mim e disse: muito obrigado Sara, você é sensacional. Eu agradeci, e com certeza essa frase se perderia em minha memória, se não fosse o fato desse senhor ter ido a óbito na sexta de manhã.

     Tenho notado que a maioria dos tricotilomaníacos têm uma história de sofrimento, encontra-se os mais diversos níveis de decepção, especialmente na infância. E que essas pessoas se tornaram uma rocha inabalável por fora, e um mar de fragilidade por dentro.
     Acontece que não é só arrancar cabelo. A TTM e a depressão formam uma dupla capaz de acabar com a vida da pessoa, a partir do momento que ela deixa de acreditar em si mesma.
     Eu deixei de acreditar.
     Faz um tempão que eu venho fazendo as coisas por fazer, desmotivada. Eu me sentia incapaz, ruim, feia, insegura, infeliz e fracassada. Meu sofrimento já não cabia dentro de mim, e eu me tornei uma pessoa insuportável.

     Eu precisei cair da cama pra acordar, e ver que não podia continuar vivendo assim, que tinha alguém aqui dentro gritando por socorro. E como mudar?

- Reflita. Como está sua vida? Porque ela está assim?
Sua vida é um resultado de seus pensamentos e atitudes.
- Ouça o seu coração. O que você quer? O que você precisa?
- O que precisa mudar?
- Saia AGORA da sua zona de conforto.
- Mude. Radicalmente. O seu modo de pensar e, principalmente, de agir.
- Tenha calma e paciência.
- Faça o seu melhor. E isso desde a hora que acordar, até quando for dormir.
- Não deixe as coisas para amanhã, não invente desculpas para si mesmo, não se engane.
- Cuidado com as pessoas ao seu redor, especialmente as que você ama. Elas não têm culpa da sua bagunça interior.
- Não se perca do seu foco. Não se permita voltar a ser como antes, a pensar como antes.

     O mais importante: acredite em você. Você jamais será um fracasso, se não agir como um fracassado. O segredo da excelência é acreditar na sua capacidade de vencer, mesmo quando tudo diz que não.
     Não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. Existem pessoas que acreditaram e pessoas que desistiram.

     Acredite, você pode mudar a história da sua vida.

     "Você é sensacional."

Um comentário:

  1. Ta mandando muito bem muleke! Esses passos ai eu segui recentemente e ja estou colhendo os louros! Mostrei a minha mae sua iniciativa e pode ter certeza que tem duas pessoas aqui na primeira fila torcendo demais por vc.
    P.S: Minha mae quer que vc venha na minha casa! huahuhuauhahua

    ResponderExcluir