domingo, 21 de outubro de 2012

8 dias sem TTM

     A vida não é fácil, mas nossos cabelos não têm culpa disso.

     Tenho visto que a maioria dos tricotilomaníacos tem a sua vida de maneira geral afetada pela doença. A ansiedade fora do comum; a vontade escandalosa de arrancar os cabelos; as crises, a vergonha e o repúdio de nós mesmos que sentimos depois delas, a dificuldade de lidar com problemas...
     Quantas vezes deixamos de comer, de estudar, de se arrumar, de dormir, de organizar o quarto, de se encontrar com alguém, de fazer alguma coisa legal... pra ficar arrancando cabelo?
 
     Não é só arrancar cabelo. De acordo com que vamos dando espaço, a TTM se torna um gigante nas nossas vidas, afetando todas as áreas, todas.

     Nesses oito dias, pude ver quanta vida desperdiçada. Deixo aqui as minhas dicas para superar a vontade a cada minuto (não, ela não passa):

- Se algo merece ser feito, merece ser bem feito.
Comece a dar o seu melhor em tudo que fizer. No trabalho, na escola, na faculdade, em casa. Faça tudo da melhor maneira possível, isso vai gerar bons resultados a curto e longo prazo.

- Cuide-se. Use as horas que você ficava arrancando cabelo pra fazer hidratações, fazer as unhas, passar creme, depilar... etc

- Siga em frente. Pare de remoer sua história, sua infância, seus problemas familiares. Esqueça tudo que desabou no passado, há muito o que construir. Tem muita vida pela frente.

- Tenha encontros com você mesmo, escute sua música preferida. Pense em sua vida, suas atitudes, reconheça seus erros. Não fique sentindo pena de si mesmo, mude. Recomece. Reinvente-se.


Qual o tamanho do seu gigante?

Um comentário:

  1. Nao tenho problema de TTM mas vc sabe o nivel da minha ansiedade, e vc pode ter certeza que muitas coisas que vc ta falando ta servindo para os meus problemas! Parabens muleke! FORÇA,FOCO E FÉ!

    ResponderExcluir