domingo, 14 de outubro de 2012

O que é TTM?

A TRICOTILOMANIA consiste em um distúrbio crônico que leva ao comportamento de arrancar os cabelos, ou qualquer outro pelo corporal.
As pessoas que sofrem de TTM costumam brincar com os cabelos, enrolar, arrancar, brincar com a raíz, passar nos lábios e até mesmo comer os fios (tricotilofagia).

A pessoa sabe que esse comportamento não faz o menor sentido, mas não consegue controlar os impulsos, principalmente em situações de angústia, tensão e ansiedade; chegando a passar horas nesse "ritual", seguido de uma profunda frustração, vergonha, raiva de si mesmo e depressão... que acaba levando a novas crises.

Ainda não existe um tratamento totalmente eficiente, mas segundo o site "Sos Tricotilomania", o ideal seria a seguinte combinação:

1)Resistir ao impulso
2)Uma psicoterapia chamada cognitivo-comportamental
3)Medicação, com uso de antidepressivos e neurolépticos
4)Grupos de apoio

Acredito eu que a maior dificuldade encontrada pelos tricotilomaníacos é a incompreensão. Geralmente, as pessoas em quem deveríamos confiar, acham que estamos querendo chamar atenção, que estamos ficando loucos ou qualquer outra coisa, nos proporcionam episódios de extrema humilhação, e repetem inúmeras vezes a frase: "para com isso, fulano"...

Eu fui convencida pelo meu namorado de que só conseguiria parar se a cura viesse de mim mesma, e este é o meu objetivo agora.
Não vou tomar medicação, e nem fazer terapia, pelo menos por enquanto. Isso não quer dizer que eu seja contra, é só o método que eu escolhi: resistir aos impulsos.


3 comentários:

  1. Também quero saber... Sofro com isso há anos e não consigo sozinha! Faço terapia, mas ainda sim não resolve para isso

    ResponderExcluir
  2. Sou Hipnoterapeuta. Trabalho com terapia através da hipnose. Minha paciente fez e deu certo. Hoje ela n tem este problema. Procurem um Hipnoterapeuta também . Caso queiram posso indicar 16993819744

    ResponderExcluir